Algumas técnicas e exercícios podem te acompanhar na manutenção da sua ansiedade diária!
Para começar, vamos lembrar que a ansiedade em si, não é um problema!
O mecanismo da ansiedade foi desenvolvido durante milhares de anos para favorecer a nossa evolução como espécie. Na prática a ansiedade é um mecanismo de sobrevivência e sem ela não estaríamos aqui hoje.
O problema quando falamos de ansiedade na era moderna é quando as reações físicas e mentais da ansiedade se manifestam de forma agressiva em momentos não justificados (Momentos sem nenhum perigo eminente)
Para evitar essa desregulação é importante conhecer o seu próprio limite.
Além disso, algumas técnicas e exercícios podem te acompanhar na manutenção da sua ansiedade diária!
Então vamos a 3 exercícios para aliviar a ansiedade, seja para controle de uma crise ou de forma preventiva.
Suspiro Cíclico
Faça duas respirações curtas (idealmente pelo nariz, mas se não puder, então pela boca).
Pause por 1 segundo e faça uma inspiração longa e lentamente pela boca
Repita o quanto precisar (5-10 ciclos)
Quando estamos ansiosos, nossa respiração se torna mais superficial e nossos níveis de CO2 no sangue aumentam, fazendo-nos sentir estressados e agitados.
A dupla inalação permite uma máxima expansão dos pulmões para que seu corpo possa expelir o CO2 extra e retornar a um estado relaxado.
Caminhada
Quando você está caminhando, seus olhos olham de um lado para o outro (subconscientemente). Esse movimento lateral dos olhos é guiado por uma rede de áreas cerebrais que trabalham em concorrência com a amígdala, assim competindo por recursos com a amígdala e fazendo com que ela se desative.
A amígdala é conhecida por seu papel no processamento do medo, é por isso que caminhar pode ajudar a reduzir sentimentos de preocupação e ansiedade principalmente se você estiver em um grande espaço arborizado e seguro
Meditação
Existem diversos estudos mostrando que a meditação pode ajudar a diminuir o estímulo da amígdala. Além disso a respiração consciente é responsável pela quebra dos pensamentos em looping, característica marcante nas crises de ansiedade.
Comments